sexta-feira, 8 de junho de 2012

Reflexões iniciais-(ativ_1_1_)



                  Reflexões iniciais      
             O processo ensino aprendizagem se depara com uma completa mudança. Que foi gerada pela revolução da sociedade. Onde não possuímos saberes imóveis ao tempo. Hoje onde sofremos uma tempestade de fontes de saber. Com direito a raios e trovões. O sistema de informações nos atinge com tanta voracidade que todos são, muitas das vezes, incapazes de sabermos de onde são, qual sua finalidade. Mais é inevitável! Não temos como sair dessa tempestade. O mundo está em contínua transformação. Onde antes, estávamos seguros em nosso saber absoluto. Detentores da verdade do conhecimento, fornecida através de anos de vida. Agora pouco se aproveita. Caso não estejamos conectados nesta chuva de raios e trovões que é o conhecimento universal. Agora todos tem acesso ao conhecimento. Mesmo que seja lá qual for ele! “Todos tem o poder”.
                Então onde está o nosso papel, como instrumentos desse processo educacional? Em algum banco de dados empoeirado, que poderá ser acessado no caso de emergência. Já que o conhecimento agora é fornecido on-line. E certamente estaremos fora do contexto senão estivermos conectados as mudanças. Entretanto, conectados onde? De que forma on-line? Este é o desafio da educação! Como participar da construção desse saber. Diante de tanta informação, qual escolher?  A que vem primeiro na listagem de opções ou a mais colorida? Pode ser até infantilidade o que falo, ou pura bobagem. Mas, sabemos que é isto que acontecerá de verdade. Caso não ocorra uma tempestade em nossas mentes, de como fomentar o conhecimento com uma visão crítica desse universo em constante transformação.
 Nós educadores sairemos do ar, caso não reaprendamos a construção do conhecimento de uma maneira universal. Onde procurar novas maneiras de se relacionar com esse novo meio, seja a maneira mais correta de interagir com o processo educacional. Pois, não somos mais detentores do saber absoluto, o saber é do conhecimento de todos, ele está na net!. Nós somos interlocutores. Assim proporcionar o saber a todos componentes desse processo quer dizer descobrir, dentre tantas verdades, “a sua”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário